quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que são sistemas turbidídicos

Estava lendo paginas da Petrobras de tecnologia e pesquisa falando sobre estudos de Afloramentos Em Águas Profundas. Então, ao final dessa notícia pude encontrar uma pequena mensão ao que são Sistemas Turbidídicos. Segue:

Foco em sistema turbidítico
Ao considerar que 90% das reservas brasileiras de petróleo ocorrem em sistemas turbidíticos, a maior parte das pesquisas apresenta estudos detalhados sobre o tema. Esse sistema é um dos mecanismos responsáveis pela formação de rochas sedimentares e apresenta especificidades de grande interesse na comunidade geológica.
O turbidito é uma rocha formada por correntes de turbidez - corrente de densidade com sedimentos em suspensão que se movimenta como uma avalanche subaquosa.
(...) há um estudo específico sobre Roteiro de Campo para o Seminário Turbiditos para Bacia do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo especialistas, esta região possui os melhores afloramentos (exposições encontradas na superfície de rochas sedimentares) de turbiditos do Brasil, onde já foram realizadas várias teses, projetos e roteiros de campo sobre a geologia da bacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário