quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Petrobras assina acordo com a empresa japonesa Jogmec para projeto de "DUTOS FLEXÍVEIS"

(Imagem: pré-sal)
A Petrobras assinou um acordo (Specific Agreement) com a Jogmec - Japan Oil, Gás and Metals Corporations, com o objetivo de iniciar um estudo de viabilidade técnica para o projeto de dutos flexíveis para a introdução de petróleo na área do pré-sal.


O estudo de viabilidade técnica para o projeto do duto flexível será a segunda atividade colaborativa a ser realizada entre a Petrobras e a Jogmec. O relacionamento entre as emrpesas iniciou-se em dezembro de 2005, com a assinatura de um Memorando de Entendimentos para colaboração em atividades de mútuo interesse nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás; saúde, meio ambiente e e segurança; além de projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor. A primeira atividade de pesquisa unindo esforços mútuos se iniciou em 2006, com base em estudos sobre sistemas FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) do tipo Mono-Coluna (casco em formato cilíndrico), sendo concluída com êxito e apresentado resultados promissores.

O estudo de viabilidade técnica será conduzido por um consórcio japonês composto, entre outras empresas, pela Furukawa Electric Co. Ltd.  


O prazo de conclusão deste estudo é dezembro de 2014.

Quando o projeto estiver tecnicamente validado, será avaliada a oportunidade de se instalar uma fábrica no Brasil.  

Fonte: (11 de maio de 2011 / 16:22)_Blog Petrobras